A população de Parauapebas, no Pará, agora conta com um Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal. O PID, inaugurado na sexta-feira, 15 de março, é uma parceria com a Prefeitura de Parauapebas e oferecerá serviços de forma híbrida — com atendimento presencial e virtual.
O desembargador federal, Dr. Carlos Pires Brandão, idealizador do projeto, comentou que o PID permitirá que as perícias médicas sejam realizadas localmente, especialmente em casos que envolvem benefícios previdenciários.
O prefeito Darci Lermen comemorou a inauguração do serviço, afirmando que ele proporcionará maior independência ao município em relação à necessidade de deslocamento para Marabá para resolver questões relacionadas à Justiça Federal.
Além da perícia médica, o PID também permitirá que as testemunhas sejam ouvidas em Parauapebas, seja em interrogatórios ou em qualquer audiência. O juiz federal Heitor Moura Gomes explicou que, com a implantação do PID, a audiência com o juiz pode ser realizada tanto em Marabá quanto em Parauapebas.
Outro serviço oferecido pelo PID é a termação, que permite que o segurado inicie seu processo mesmo sem a presença de um advogado.
O prédio do PID da Justiça Federal, que conta com gabinete de juiz federal, salas de videoconferência e perícia médica, está localizado na rua C, nº 158, entre as ruas 8 e 9, bairro Cidade Nova.
Tags
noticias